DOAÇÕES



 





CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

13- #3 CAMPANHA NA FÉ DE RUTE & BOAZ SÁBADO ÁS18:30 03-06-2023


 




  12 sábado falamos de Rute e Boaz.  


3 dia campanha  
Falando da história  de RUTE.
Rute 1: 16
Rute  como um dos mais impressionantes da Bíblia. A história de Rute é muito conhecida entre os cristãos, sobretudo por conta de sua parceria com Noemi, sua sogra, e seu casamento com Boaz, o que resultou no incrível fato de uma gentia ter se tornado uma ancestral do rei Davi e, principalmente, sido mencionada na genealogia do próprio Messias.


Impossível ler e não se impressionar com o modo como Rute se compromete com Noemí e com o Deus desta. De certa forma Rute é o tipo de mulher com quem nós homens deveríamos almejar casar: ela é a verdadeira personificação da mulher virtuosa.

 E não foi justamente esta disposição de Rute para a fidelidade ao Deus “ como lemos anteriormente  confiança  Rute teve em ,cujas as asas te vieste abrigar” (Rt 2.12) que chamou a atenção de Boaz?
Por outro lado, Boaz é justamente o tipo de homem que nós deveríamos nos esmerar para ser: Justo, generoso, bondoso para com Rute. Inclusive, a ação de Boaz ao resgatar Rute já é um anuncio do generoso resgate que temos em Cristo. 

Assim, Boaz e Rute refletem uma história de pessoas virtuosas em Deus e de cujo caráter deveria ser imitado por nós.
Só que o livro de Rute é mais do que isso. É mais do que uma história sobre o modo como deveríamos nos relacionar com nossos futuros cônjuges ou escolhe-los.


 É uma história sobre Deus usando a vida ordinária dessas pessoas extraordinárias – seus sofrimentos, alegrias, virtudes e defeitos – para dar vida à grande narrativa de redenção!

Leal até o âmago, Rute se recusou a abandonar a família e foi ricamente recompensada.
"Aonde você for eu irei, e onde você ficar eu ficarei. Seu povo será meu povo e seu Deus meu Deus."
Rute 1:16

Uma ótima  dona de casa 

ESTRATÉGIA na obediência. 

Rute se viu em uma situação difícil em Moabe quando seu marido Malom morreu após dez anos de casamento. Dizer que ela estava pobre é o mínimo sobre a situação. 

As mulheres nos tempos antigos não tinham emprego, mas dependiam inteiramente dos homens em suas vidas para obter apoio financeiro. Como uma viúva sem filhos, Rute não tinha ninguém para apoiá-la, mas tinha que contar com a generosidade de estranhos se não houvesse membros da família para fazê-lo. 


Ela estava entre as classes mais baixas e desfavorecidas do mundo antigo.
Rute se aliou a alguém que estava em situação ainda pior - sua sogra Noemi.

 Desde a morte de seu marido e dois filhos, Noemi também ficou viúva sem filhos. Ela não tinha família em que confiar em Moabe e já havia passado da idade marital. 

Noemi estava em uma situação desesperadora e lamentável e determinada a retornar ao seu país natal, Israel. 

Rute mostrou sua feroz lealdade e amor ao se recusar a deixar sua sogra sozinha em uma situação tão terrível.

 A Rute poderia ter ficado em seu próprio país de Moabe, com sua família para apoio. 

Ela era jovem o suficiente para se casar novamente e poderia ter ganhado alguma estabilidade financeira dessa forma, mas ela estava determinada a ajudar Noemi, mesmo ao custo de perder seu próprio país, amigos, família, cultura e deuses.

Rute deu um dos maiores discursos sobre lealdade e amor quando disse a Noemi: “Não me peça para deixá-la ou para me afastar de você. Aonde você for, eu irei, e onde você ficar, eu ficarei. 

Seu povo será meu povo e seu Deus meu Deus. Onde tu morreres, eu morrerei, e lá serei enterrada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1:16

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.




 Lc 18, 1-8; 9-14  – Parábolas do juiz iníquo e da viúva importuna e a do fariseu e do publicano no Templo

 Jesus narra o que Deus é para nós: bondade e misericórdia. Parábola viva do divino Juiz, o Pai celestial, Ele espera que jamais alguém seja surdo à voz de Deus e à voz dos que clamam por justiça.

Aliás, as palavras do juiz, diante da pobre viúva, são espantosas: “Eu não temo a Deus e não respeito homem algum”. Mais do que simples figura de linguagem, elas expressam a dureza de coração e o orgulho autossuficiente daqueles que se julgam acima de todos, intocáveis e únicos intérpretes da verdade.

O encontro da viúva com o juiz não foi uma simples ocorrência; foi um confronto de liberdades, de embates, de busca no encontro de amor e de doação de si. 

Injustiçada e lesada em seus direitos, a viúva se sente incapaz de ser ouvida. Sem poder fazer pressão por influências, muito menos dar presentes àquele juiz iníquo e interesseiro, só lhe restava retornar, pacientemente, por diversas vezes, à sua presença.




blogs