DOAÇÕES



 





CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

1- JESUS ABOLIU O SÁBADO? SÁBADO DA JUSTIÇA ÁS 8H DA MANHÃ 25-02-2023




O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra.

Provérbios 21:21



Jesus aboliu o sábado?
Jesus não aboliu o sábado, mas ele explicou que o sábado foi criado para nos ajudar, não para nos restringir. Não há problema nenhum em descansar no domingo, em vez de no sábado.


O sábado foi criado para nosso bem, não para nos prejudicar. Sábado em hebraico significa “dia de descanso”. Todos precisamos de descansar regularmente, para relaxar e renovar nossas forças. Mas muitas pessoas ignoram essa necessidade. Por isso, Deus criou o mandamento do sábado
Deuteronômio 5:12. Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus;
13. seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
14. mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu.


'Guardarás o dia de sábado a fim de santificá-lo, conforme o Senhor, o teu Deus, te ordenou. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é um sábado para o Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver em tua propriedade; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu.
- Deuteronômio 5:12-14


Na Bíblia, o descanso está sempre associado a Deus. Quando descansamos, confiamos em Deus. O sábado era um dia para descansar e passar mais tempo com Deus, sem a preocupação do trabalho. Era um dia de bênção e alegria.


Jesus trabalhou no sábado?
Jesus era perfeito e nunca quebrou a Lei de Deus. Mas ele foi acusado de quebrar o sábado, que era um mandamento de Deus. Jesus explicou que ele não estava quebrando o sábado; as regras do sábado eram diferentes da ideia que as pessoas tinham.


Jesus explicou que ele é o Senhor do sábado. O sábado era o dia de Deus. Jesus é Deus, por isso, ele tinha o direito de abençoar pessoas no sábado e trabalhar nas suas vidas
Marcos 2:27. E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
28. Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.


E então lhes disse:
“O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado“.
- Marcos 2:27-28

O fariseus e mestres da lei tinham uma ideia errada do sábado. Eles viam o sábado como uma regra que tinha de ser cumprida a todo custo, não como uma bênção de Deus. Jesus mostrou que o sábado é para nosso bem, não é uma questão de cumprir regras. Os sacerdotes que trabalhavam no templo quebravam a lei do sábado todas as semanas, mas não era errado!
Mateus 12:5. Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?

Eles trabalhavam por turnos e descansavam noutro dia.


O sábado é um mandamento importante porque dá o direito de descansar. Não somos escravos do trabalho. Mas, por vezes, Deus nos chama a trabalhar no nosso dia de descanso e aí não é errado
João 7:23. Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no sábado tornei um homem inteiramente são?
24. Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo.

O importante é ter descanso regular garantido.


Sábado ou domingo?
No início da igreja, houve algum debate sobre o sábado. Os judeus convertidos achavam que era preciso seguir a lei do sábado rigidamente, tal como todas as outras leis do Antigo Testamento. Mas os cristãos de outros povos não achavam necessário.


Os apóstolos ensinaram que o dia da semana não importa. Algumas pessoas consideram um dia mais importante, outros acham que todos os dias têm o mesmo valor 

Romanos 14:5. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente.
6. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.




Não é obrigatório descansar no sábado. Por outro lado, descansar ainda é importante 

Hebreus 4:9. Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus.
10. Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas..



Logo no primeiro século da igreja, os cristãos começaram a se juntar para louvar a Deus no domingo, o “dia do Senhor”, que foi o dia quando Jesus ressuscitou. Aos poucos, passaram a descansar mais no domingo que no sábado. Essa mudança não foi considerada errada, porque o importante é ter um dia para descansar, independentemente do nome desse dia.












 

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.




 Lc 18, 1-8; 9-14  – Parábolas do juiz iníquo e da viúva importuna e a do fariseu e do publicano no Templo

 Jesus narra o que Deus é para nós: bondade e misericórdia. Parábola viva do divino Juiz, o Pai celestial, Ele espera que jamais alguém seja surdo à voz de Deus e à voz dos que clamam por justiça.

Aliás, as palavras do juiz, diante da pobre viúva, são espantosas: “Eu não temo a Deus e não respeito homem algum”. Mais do que simples figura de linguagem, elas expressam a dureza de coração e o orgulho autossuficiente daqueles que se julgam acima de todos, intocáveis e únicos intérpretes da verdade.

O encontro da viúva com o juiz não foi uma simples ocorrência; foi um confronto de liberdades, de embates, de busca no encontro de amor e de doação de si. 

Injustiçada e lesada em seus direitos, a viúva se sente incapaz de ser ouvida. Sem poder fazer pressão por influências, muito menos dar presentes àquele juiz iníquo e interesseiro, só lhe restava retornar, pacientemente, por diversas vezes, à sua presença.




blogs