DOAÇÕES



 





CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

3- QUANDO VOCÊ NÃO ENTENDE VOCÊ DESPREZA A DIREÇÃO DE DEUS SÁBADO ÁS 8H DA MANHÃ 11 03 2023





Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça. Provérbios 8:15

 


A passagem da bíblia da multiplicação do azeite da viúva é uma das mais lindas. 

Mostra o poder da obediência e da fé em fazer o que profeta Eliseu ordenou, conforme direção de Deus. 


2 Reis 4- 2 E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 


2Reis 4: 3 Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios e não poucos.



A história de uma viúva que recorre a um homem de Deus, em busca de ajuda. Seu marido, que acabara de morrer, era discípulo do profeta, era um homem justo e digno. Mas deixara a mulher endividada. E o credor, por direito legal, queria levar seus filhos para serem vendidos como escravos, a fim de quitar a dívida. Sua situação era desesperadora.



1- DIREÇÃO: homens que temem a Deus também fazem pode fazer divida. Eles também contraem dívidas e muitas vezes podem colocar a família em situação crítica.



2- DIREÇÃO: a mulher sábia não se aconselha com qualquer um quando enfrenta um problema. Ela busca conselho com pessoas reconhecidas por sua idoneidade, trabalho honesto e por sua sabedoria. Como era o caso de Eliseu.

O profeta a orienta: peça muitas vasilhas emprestadas para seus vizinhos, vá para casa, feche a porta, você e seus filhos, e comece a encher, uma a uma, as vasilhas com azeite, a partir do único frasco que você tem. Ela o obedece.

Por que o profeta manda que ela feche a porta da casa antes de começar a presenciar o milagre? Por que Jesus diz para que fechemos a porta quando entrarmos para buscar a Deus, em nosso quarto?




3 DIREÇÃO: fechar a porta é um símbolo de isolamento, mas também de proteção. O que vai acontecer ali dentro pertence ao Senhor e a mim, e a ninguém mais. Fechar a porta me dá liberdade para me despir, pois a mais ninguém é permitido acesso aos meus segredos, a minha intimidade, apenas ao Senhor.

Fechar a porta me ajuda a me concentrar, e me guarda de interferências indevidas. Se o profeta vivesse hoje, talvez acrescentasse... e desligue o celular!

O profeta sabe que a hora é sagrada, o momento em que Deus irá se revelar. Isso requer atenção e reverência.

Porta fechada, o milagre da multiplicação do azeite vai começar. Uma a uma, as vasilhas são cheias de azeite, como se repetiria alguns séculos mais adiante, com Jesus, na experiência da multiplicação dos pães e peixes. Os discípulos iam partindo e repartindo, e o pão não acabava.

Mas chega uma hora em que acabam as vasilhas e o milagre cessa.

Ela, então, volta ao profeta, que vira como que um consultor de negócios: agora venda o azeite e pague sua dívida. Ainda vai sobrar dinheiro para você VIVER DO RESTO. Use para o seu sustento e de seus filhos. Ela, mais uma vez, o obedece.




4 DIREÇÃO: a multiplicação depende de uma matriz geradora e de uma oferta. O milagre nunca parte do zero, ele demanda uma unidade - um pão, um peixe, um frasco de azeite.

A unidade que gera o milagre sempre se origina em nós, e não em Deus. Deus usa nossos recursos concretos como alicerce de sua

 obra – ele usa o que temos, não o que gostaríamos de ter


A mulher vulnerável tinha um frasco de azeite. É isso o que ela oferece.




5 DIREÇÃO: o milagre fica limitado ao alcance de nossa fé, que pode ser medida pelo número de vasilhas que estamos dispostos a coletar. Mais vasilhas, mais milagre. Terminam os recipientes, o azeite PARA.

Quantas vasilhas você teria pedido? Cinco? Dez? Quarenta vasilhas? Pedir emprestado dá trabalho, você precisa esta bem com os seus vizinhos e percorrer toda a vizinhança, talvez cada casa lhe ofereça uma vasilha, ou nenhuma, é preciso gastar sola de sapato e ter uma boa dose de humildade.

Mas tudo começa mesmo com a oferta a Deus do único e essencial recurso de que ela dispunha: seu frasco de azeite.

O azeite era essencial para cozinhar o pão, o elemento da vida.

 O azeite também era essencial para ungir as pessoas, elemento essencial da vida espiritual.

 O azeite é o símbolo de ambos, vida física e espiritual, e do Espírito Santo, elemento essencial da vida em plenitude. 




6- DIREÇÃO: seja empreendedora. Venda o azeite.

Ainda havia um movimento a fazer: tornar-se uma comerciante.

 O milagre nos tira danosa sona de confoto e nos empurra para o novo. A viúva não era uma vendedora, mas se tornaria uma. Sua ação obediente salva sua família da escravidão. Para proteger seus filhos, uma mulher vulnerável e só arregaça as mangas e se torna, em tempo recorde, uma empresária do ramo dos óleos essenciais.




7 DIREÇÃO: se estou diante da dívida, que é um tipo de escravidão, entrego a Deus meu único recurso hoje, meu pote de azeite. Peço sabedoria e disciplina, como a desta viúva empreendedora, para direcionar o resultado dessa entrega, que certamente será um azeite abençoado e multiplicado.

Tudo o que entrego no altar de Deus, com um coração humilde, estou certa, pela fé, que será multiplicado e usado para o meu bem e de meus filhos, para que nunca tenhamos de ser escravos de nada.




 

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.




 Lc 18, 1-8; 9-14  – Parábolas do juiz iníquo e da viúva importuna e a do fariseu e do publicano no Templo

 Jesus narra o que Deus é para nós: bondade e misericórdia. Parábola viva do divino Juiz, o Pai celestial, Ele espera que jamais alguém seja surdo à voz de Deus e à voz dos que clamam por justiça.

Aliás, as palavras do juiz, diante da pobre viúva, são espantosas: “Eu não temo a Deus e não respeito homem algum”. Mais do que simples figura de linguagem, elas expressam a dureza de coração e o orgulho autossuficiente daqueles que se julgam acima de todos, intocáveis e únicos intérpretes da verdade.

O encontro da viúva com o juiz não foi uma simples ocorrência; foi um confronto de liberdades, de embates, de busca no encontro de amor e de doação de si. 

Injustiçada e lesada em seus direitos, a viúva se sente incapaz de ser ouvida. Sem poder fazer pressão por influências, muito menos dar presentes àquele juiz iníquo e interesseiro, só lhe restava retornar, pacientemente, por diversas vezes, à sua presença.




blogs